quinta-feira, 3 de novembro de 2011

“Dengue, a guerra não pode parar” – este é o tema da campanha que abriu os trabalhos na Câmara dos Vereadores

O combate a dengue foi a pauta de discussão desta quinta-feira (3) na Câmara dos vereadores. Para tanto o vereador Gabriel Forneck (PT) convidou o Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, que em meio aos parlamentares, jornalistas e demais cidadãos demonstrou os avanços que a prefeitura de Rio Branco vem alcançando contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes Egipti.
A dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Existem quatro formas diferentes em que ela pode se manifestar, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. De acordo com Leal no Acre circulam todos os tipos com exceção do DEN-4, mas tranquilizou os presentes afirmando que a situação epidemiológica hoje está controlada no estado.
Continuou sua apresentação dizendo que o Poder Público tem feito seu papel oferecendo assistência às comunidades, desde a parte de divulgação de informações básicas de prevenção como também de ações efetivas contra os focos como é o caso do fumacê (borrifação espacial) e das visitas domiciliares. Mas fez um alerta a respeito da necessidade do cumprimento do dever dos cidadãos em atuar na guerra contra a dengue. “Não adianta que entre 100 (cem) moradias 99 (noventa e nove) estejam livres dos focos se uma delas não está, pois por meio desta única casa que não recebeu a atenção necessária os mosquitos se proliferam e espalham a doença por todas as outras”.
O Secretário ainda elogiou os agentes epidemiológicos e agentes comunitários pelo trabalho junto à comunidade. Um trabalho que nas palavras dele é de extrema importância na diminuição dos casos e em especial nos casos de morte. “Este ano infelizmente ainda tivemos 2 (dois) óbitos, mas isso já representa um avanço em relação ao ano passado em que tivemos um número de seis mortes”.
Ao fim da apresentação os parlamentares elogiaram o trabalho que Leal vem desempenhando junto à secretaria e tiraram algumas dúvidas pontuais a respeito do processo de prevenção e eliminação do mosquito.


0 comentários: