quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vereador Gabriel Forneck destaca a importância da juventude na construção de uma sociedade mais humana e justa



A Câmara de Rio Branco realizou ontem sessão solene em homenagem aos jovens. A sessão foi solicitada por meio de requerimento pelo líder do prefeito na Casa, vereador Gabriel Forneck (PT), o mais jovem parlamentar da Capital, e obteve apoio dos demais vereadores. A sessão da programação em comemoração a Segunda Semana Municipal de Juventude, iniciada na terça-feira.
Segundo o vereador petista, o principal objetivo é envolver a juventude do município e contribuir para o conhecimento de políticas públicas voltadas a esse grupo, estimulando assim sua participação ativa nas atividades realizadas, orientando para construção de um plano de vida saudável, para superar alguns obstáculos à saúde.
Desde o mês de junho, a equipe responsável começou os preparativos para a Semana, que este ano tem como tema  “Juventude e Vida Saudável”. A questão da juventude, segundo Forneck,  adquiriu uma visibilidade muito grande nos últimos anos em Rio Branco. Os jovens ocupam o centro de questões que comovem a cidade, tanto no que diz respeito aos problemas gerados pelo agravamento das desigualdades, como no que se refere à esperança de novos caminhos para nossa evolução social.
A juventude é, conforme a coordenação do evento, “ a fase da existência humana mais bonita, mais agradável, mais aberta no sentido de que tudo são aprendizagem e desenvolvimento Acima de tudo, é o instante, é o período que todo o nosso sistema, seja físico, mental e social está receptivo a tudo de construtivo que possamos realizar”.
Por isso, o tema juventude deve ser discutido sempre, todos os dias, porém reservar uma semana a cada ano para o debate é de extrema importância tendo em vista toda a complexidade e diversidade da questão, além de abrir espaço para as suas diferentes formas de manifestação.
A Segunda Semana Municipal de Juventude visa desenvolver trabalhos nas áreas de entretenimento, educação, comunicação e mobilização social, valorizando assim os talentos e grupos das comunidades, além de politizar e despertar o interesse de conhecer as políticas voltadas à juventude.
“Nesta semana, queremos também tratar de um assunto muito importante: Vida Saudável na Juventude. Queremos informar e incentivar os jovens a seguir um plano de vida saudável, sensibilizando para alguns obstáculos à saúde, como doenças mais comuns nessa faixa etária” afirma o parlamentar.
Todos os vereadores que ocuparam a tribuna ontem parabenizaram a juventude de Rio Branco pela luta em defesa de melhores dias. O vereador Roger Corrêa (PSB), por exemplo, afirmou que ao contrário do que muitos afirmam, a juventude não é apenas o futuro do Brasil, mas também o presente. 
O coordenador municipal de Juventude, Oteniel Almeida dos Santos agradeceu aos vereadores pelo espaço aberto, em especial ao vereador Gabriel Forneck, proponente da sessão e ao presidente da Casa, Juracy Nogueira, que segundo ele, todas as vezes que assume a prefeitura, vira uma parceira nas ações voltadas  à juventude.

0 comentários: