quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gabriel vai presidir Associação Acreana de Câmaras Municipais


Por unanimidade, o líder do prefeito na Câmara de Rio Branco, vereador Gabriel Forneck (PT) foi eleito presidente da Associação Acreana de Câmaras Municipais. Assim como o vereador Roger Corrêa, presidente da Abracam-Acre, o mandato de Forneck também é provisório. Ele tem a missão de organizar a entidade, fortalecer o movimentos das Câmaras Municipais e preparar o cenário para as eleições que vão definir a diretoria definitiva.
O vice presidente da direção provisória é o presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul, vereador Gilvan Freitas (PMDB). A vereadora Marleide Dourado (Feijó-sem partido) foi eleita como secretária. Os outros membros são: os vereadores Raimundo Vaz, líder do PRP, na Câmara de Rio Branco; BiIéu Costa (PR-Sena Madureira) e o vereador José Gondim, de Epitaciolândia.
O vereador Raimundo Vaz teve seu nome lembrado por vários colegas. Ele agradeceu aos vereadores pela confiança nele depositada, mas fez questão de afirmar que o vereador Gabriel Forneck reunia melhores condições, no momento, para atender às demandas das câmaras. “Posso ajudar a entidade, mesmo sem ocupar a presidência”, afirmou Vaz.
O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Juracy Nogueira (PP), assim como o primeiro-secretário, vereador Elias Campos (PRP), também tiveram seus nomes cogitados para ocupar cargo, tanto na Abracam, quanto na Associação Acreanas das Câmaras Municipais, mas pelas normas internas da Abracam, não podem exercer cargos nas duas entidades.
Desafio
A Abracam-Acre e a associação Acreana de Câmaras Municipais têm a missão de atualizarem a Leio Orgânica Municipal (LOM) e fazer as devidas adequações no Regimento Interno de cada Câmara. “Vamos resgatar nossas prerrogativas  que foram entregues por nós num passado recente”, afirma o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Rio Branco, vereador Raimundo Vaz.
Praticamente a mesma opinião tem o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças e líder da bancada do PT, vereador-engenheiro Ricardo Araújo. Segundo ele, os vereadores precisam se impor mais e fazer valer seus direitos prerrogativas constitucionais. “Por isso, foi criada recentemente no Congresso nacional. A Frente Parlamentar Mista e Deputados Federais e Senadores que vai lutar em defesa dos interesses das Câmaras Municipais de todos os Estados do Brasil”, afirma.
Missão cumprida
O presidente da Abracam, assim como o secretário-geral e o assessor jurídico voltaram aos seus estados de origem ainda ontem à noite. Antes de embarcarem, o presidente, vereador Rogério Rodrigues, de Coromandel (MG); o secretário-geral, vereador Toni Celestino, de Barra do Pirai (RJ) afirmaram que voltam de cabeça erguida e com a certeza de que a missão da Abracam foi cumprida.
Rogério Rodrigues elogiou os vereadores do Acre, tanto os da capital quanto os do interior pela coragem, e determinação e força de vontade. “Sei que cada um enfrenta uma série de problemas em suas respectivas câmaras, mas atenderam ao nosso convite, reforçado pela mesa diretora de Rio Branco e participaram do nosso encontro. Essa união nos fortalece”, afirmou.
Já o secretário-geral, vereador Toni Celestino, que é pastor e ainda ontem pregou na Igreja Assembléia de Deus, afirmou que existem outras instituições que defendem os interesses da municipalidade, entre estas o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam)  e a Conferencia Nacional dos Municípios (CNM), mas a maioria e preocupa mais em defender as prefeituras, deixando as câmaras em segunda plano. “A Abracam existe desde março de 1999 e foi criada para defender os interesses das Câmaras e dos vereadores”, afirma.

0 comentários: