sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vereador Forneck apresenta projeto pela regulamentação da meia-entrada
 Foto: Wescley Camelo

O vereador Gabriel Forneck (PT) apresentou projeto de lei à mesa diretora da Câmara Municipal que regulamenta a meia-entrada no âmbito do município. De acordo com o projeto, o estudante não mais precisará apresentar a carteira de estudante para ter acesso ao direito, bastando, para tanto, apresentar qualquer outro documento que comprove sua matrícula no ensino regular.

O parlamentar argumentou que garante a democratização do direito a meia-entrada, haja vista que grande parte dos estudantes acreanos não tem a carteira de estudante emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União dos Estudantes Secundaristas (Ubes) ou Casa do Estudante Acreano. A emissão do documento custa, em média, R$ 10, valor que ele considera alto para um número considerável de estudantes.

“Apenas algo entre 10 mil a 15 mil estudantes têm a carteira de estudantes, mas sabemos que mais de 45 mil têm o cartão de passe que é emitido de forma gratuita. Esse projeto permite que os estudantes possam ter acesso à meia-entrada utilizando o cartão de passe ou comprovante de matrícula”, explicou.

O projeto do vereador petista ganhou o apoio das lideranças estudantis. O representante da Ubes no Acre, Ieve Terranova, disse que a meia-entrada é uma luta dos estudantes que vem desde a década de 1940, é um direito de todos, independente de ter ou não carteira de estudante.

“Em nosso Estado, apenas 10 mil estudantes têm direito à carteirinha porque pagam os R$ 10. Com esse projeto, todo o estudante matriculado tem direito à meia-entrada”, disse o estudante.

O representante da UNE no Acre, Cesário Braga, também elogiou o projeto do vereador Gabriel Forneck. “Iniciativas como essa devem merecer o apoio de todos os estudantes acreanos, pois essa é uma forma de garantir os nossos direitos. Direitos esse conquistados com muita luta”, afirmou.

O projeto do vereador deverá agora ser apreciado pelas comissões da Câmara Municipal. Somente em seguida é que ele irá a plenário para aprovação. Se aprovado, deve ser encaminhado ao prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, para a devida sanção.

Escrito por Tião Vitor do Janelão.net

0 comentários: