quinta-feira, 13 de outubro de 2011

“É um lugar para as famílias”, diz Angelim na inauguração do Parque São Francisco


Parque do Igarapé São Francisco, um complexo de equipamentos arquitetônicos, esportivos e de lazer que trazem maior qualidade de vida aos moradores.  Participaram do ato o secretário de Estado de Obras Públicas, Wolvenar Camargo, que representou o governador Tião Viana; o  o deputado estadual Eduardo Farias; o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Juraci Nogueira; o líder do Prefeito na Câmara de Vereadores, Gabriel Forneck; os vereadores Professor Roger, Rodrigo Pinto, Sargento Vieira e Valdir Cabide. “Estou muito feliz. Este parque é um lugar para as famílias”, disse o prefeito.
 
A  intervenção ocorreu em 1.050 metros ao longo do igarapé  e os investimentos totalizaram  R$ 7.491.583,43 em um grande conjunto de obras e equipamentos. Entre vários serviços, foram realizados remanejamentos e indenização de famílias que moravam em áreas de risco ao entorno do Parque,  construção de passarelas de concreto com áreas de descanso e contemplação interligando os conjuntos residenciais Raimundo Melo e Procon, cruzando em diagonal a área do parque; urbanização do entorno com calçadas em placas de concreto, ciclovias e iluminação, e implantação de praça com playground e quadra poliesportiva. O igarapé, um dos mais importantes tributários do rio Acre, passa por uma operação de  limpeza.
O presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Raimundo Melo, Cassimiro Andrade, comemorou a inauguração do Parque: “É um sonho que está sendo realizado”. Ele participou de várias inspeções que o prefeito Angelim realizou à obra durante a construção. “Teve gente que não acreditava mas o Parque aconteceu. Estamos todos felizes”, completou o líder comunitário. O líder do Prefeito, Gabriel Forneck, também comemorou: “é mais uma das 52 obras que a prefeitura mantém na cidade. Um espaço que traz mais qualidade de vida para as pessoas”, disse Forneck.
O presidente da Câmara de Vereadores, Juraci Nogueira, afirmou que a cidade e principalmente os bairros Raimundo Melo e Procon ganharam um espaço dedicado à saúde e ao lazer. “São investimentos como este que dão sentido à nossa atuação na Câmara de Vereadores”, disse o presidente.
 
A primeira etapa foi a melhoria do Horto Florestal, que  em  seus 17 hectares abrigam inúmeras espécies nativas, dentre elas a seringueira, o cedro, o pau d’arco, o cupuaçu. O Horto possui uma trilha ecológica e abriga a escola de meio ambiente. O local tem estrutura também para atividades físicas, como pista de cooper, quadras de vôlei, campo de futebol e equipamentos de ginástica. Ainda na primeira fase, no  Horto Florestal, foram realizados serviços como a substituição do muro existente por gradil metálico com tijolo maciço, construção do pórtico de acesso, recuperação do entorno do açude com pavimentação, trapiche em madeira, píer para acesso aos pedalinhos e iluminação; recuperação da pista de cooper, da área de ginástica, recuperação do playground e do campo de areia, implantação da iluminação pública com postes do tipo centurione e implantação de bancos em madeira e lixeiras.
 
O prefeito destacou as parcerias que possibilitaram a concretização de um antigo sonho dos moradores da região, como o agente financiador da obra, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Destacou também que a Polícia Militar garantiu que o local será patrulhado para dar segurança às famílias que irão frequentar o Parque.
Angelim, autoridades  e populares caminharam pelo Parque até o quiosque central, onde o padre Máximo e o pastor Jonas, representantes respectivamente das comunidades católica e evangélica de Rio Branco, pediram benção ao Parque. 

Identidade urbanística com outros parques

Esta segunda fase contempla equipamentos que ligam   as avenidas Antônio da Rocha Viana e Getúlio Vargas, no bairro Raimundo Melo. Em sua concepção, o Parque São Francisco  tem os mesmos propósitos dos parques da Maternidade e Tucumã, que é o de valorizar o aspecto visual da região e oferecer oportunidade de recreação à população. O parque também une  os bairros Procon-Solar ao Raimundo Melo, hoje divididos pelo igarapé São Francisco.
A segunda etapa traz qualidade ambiental e paisagística, bem como urbanizou  e dotou de  infraestrutura parte da área  do Igarapé São Francisco. Para o prefeito Raimundo Angelim, aspectos inovadores do projeto, como o Relógio do Sol, vão certamente transformar o local em ponto de visitação turística.

Parque amplia proteção da APA

Há alguns anos, a região do Igarapé São Francisco  foi transformada em área de proteção ambiental pelo Governo do Estado. Trata-se, de acordo com especialistas, um local de grande importância histórica, econômica e ambiental, pois guarda os maiores fragmentos de vegetação natural da área de Rio Branco, localizados próximos da grande mancha de vegetação do rio Andirá. Essa APA possui 30 mil hectares  e envolve  17 bairros de Rio Branco, incluindo a zona rural e parte do município de Bujari. A capital drena 50% da bacia e aquele local é uma área que está em franco processo de expansão urbanística.
Não apenas os moradores da região como de toda a cidade de Rio Branco possuem  agora uma nova opção  de lazer com quiosques de lanches, playground, calçadas, ciclovias e passarelas para poder se divertir em contato direto com a Natureza.

AÇÕES  NA 1ª E 2ª ETAPAS DA OBRA

Etapa 1 – Horto Florestal (já executado)
* Substituição do muro existente por gradil metálico e muro em tijolo com calçada em placas de concreto paginadas no entorno do Horto.
* Construção do pórtico de acesso.
* Recuperação do entorno do açude com pavimentação, trapiche em madeira, píer para acesso aos pedalinhos e iluminação.
* Recuperação da pista de cooper e de sua iluminação.
* Recuperação do playground existente.
* Recuperação do campo de areia.
* Implantação de bancos em madeira  e lixeiras.

Etapa 2 - Área entre as avenidas Antônio da Rocha Viana e Getúlio Vargas
Valor: R$ 7.491.583,43
* Implantação de seis quiosques para lanches.
* Execução do levantamento cadastral das famílias ocupantes da área de intervenção (famílias foram  removidas e indenizadas).
* Construção de passarelas de concreto com áreas de descanso e contemplação interligando os conjuntos residenciais Raimundo Melo e Procon, cruzando em diagonal a área do parque. Para se ter uma ideia, uma das pontes mede    130 metros de comprimento por cinco de largura.
* Urbanização do entorno com calçadas em placas de concreto, ciclovias e iluminação.
* Implantação de praça com playground e quadra poliesportiva. Um dos plaugronds está sendo construído em meio ao bosque, numa região habitada por aves.
Valorização do esporte, lazer e contato com a Natureza

Tudo é muito bonito no Parque São Francisco e há equipamentos inovadores nos ambientes de uso coletivo de Rio Branco, como  Relógio Solar  implantado na região frontal do parque. Além do relógio, há  um playground que possui vários brinquedos numa única estrutura. Sobretudo, o projeto   possibilita o uso do espaço com o mínimo possível de interferência em suas características.
Tanto a vegetação natural como o relevo estã  preservados em suas estruturas atuais, promovendo-se, ainda, a recuperação da cobertura vegetal nas áreas degradadas. Playground, equipamentos de ginástica e lanches foram  instalados em áreas periféricas do parque, próximos às ruas e avenidas. Nessas áreas há  calçadas equipadas com bancos, lixeiras e luminárias –tudo com a função de servir à circulação de pedestres e ciclistas.

OS PERSONAGENS DE UM NOVO TEMPO

Fátima Lima faz parte do Grupo de Mulheres do Bairro Vitória, que recebe importante apoio da Coordenadoria Municipal de Economia Solidária (Comtes) da Prefeitura de Rio Branco. O grupo ganhou o direito de trabalhar em quiosque do Parque São Francisco e Fátima se diz muito feliz pelo que considera  “um presente de Papai Noel” ter um espaço onde as mulheres possam preparar e comercializar seus produtos. “Vamos vender tapioca de vários sabores e sanduíches”, conta Fátima pouco antes da inauguração do Parque. 
Como afirmou o prefeito Angelim, o Parque é um lugar dedicado ás famílias. E está tudo pronto para que pais, mães e filhos possam usufruir do espaço com tranquilidade e segurança. Moradora do bairro da Conquista, Valéria Dantas de Oliveira disse que irá frequentar o parque regularmente porque viu que realmente é muito bonito e agradável. “Vou sempre vir aqui com minha filha, Gabriela”, garantiu. 
A menina Giovana adora flores. Ela não resistiu e tomou nas mãos um lírio amarelo do imenso jardim que se transformou o Parque do São Francisco. Junto com sua mãe, Naíde, participou da inauguração do parque. Para Naíde, o local é muito bonito e ideal para as famílias passearem: “gostei demais. É bom para a gente caminhar com as crianças”, disse Naíde.
Edmilson Ferreira
Foto: Marcos Vicentti/Adonay Melo
 

0 comentários: