quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Gabriel participa de audiência pública sobre Plano Municipal de Habitação

O líder do prefeito na Câmara de Rio Branco, vereador Gabriel Forneck (PT) participou no último dia 13, no Cine Teatro Recreio, no Segundo Distrito, da abertura oficial da audiência púbica sobre  o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS),  instrumento construído ao longo dos três últimos anos e que visa estabelecer as políticas para o setor na próxima década. 

O prefeito interino, vereador Rodrigo Pinto (PMDB), abriu a audiência levando aos presentes votos de boa sorte e abraços do prefeito Raimundo Angelim, que se encontra em Brasília em busca de recursos para programas e obras da PMRB. “Devemos amadurecer cada vez mais este plano”, disse Rodrigo.

Além de Gabriel Forneck, estiveram presentes ao evento a promotora de Justiça Rita de Cássia, do Ministério Público Estadual; o presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb) Gilson Albuquerque; o representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) João Albuquerque, gestores públicos do Estado e outras autoridades e envolvidos na questão habitacional.  

Gabriel afirmou que, segundo dados da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Urbano, Rio Branco tem hoje 34 mil moradias tidas como insalubres, fora do padrão estabelecido pela Prefeitura.  O chamado déficit clássico é de 6.000 residências. O vereador afirmou ainda que  o plano foi elaborado em conjunto com a sociedade civil organizada, sendo discutido por engenheiros, lideranças comunitárias, conselheiros das regionais e gestores públicos. A audiência ocorrereu no Cine Teatro Recreio, no Segundo Distrito da capital.

O plano, segundo o vereador petista, foi concebido observando as exigências legais de metodologia, diagnóstico e plano de ação conforme o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social criado pela Lei Federal N.º 11.124 de 16 de junho de 2005.  O plano, na opinião de Forneck, se constitui em um dos requisitos para que o Município possa ter acesso aos recursos relacionados à habitação. O plano é um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores. 

0 comentários: