quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vereador Visita Polo Agro Florestal



Na manhã da última quinta-feira o Vereador Gabriel Forneck e o Secretário Municipal de Agricultura e Floresta de Rio Branco, Mário Fadell visitaram o polo Hélio Pimenta. Atendendo ao convite dos próprios moradores representados pela dona Élida, ela mora no polo a mais de 15 anos e segundo ela hoje, aproximadamente 58 famílias fazem parte do Polo Agroflorestal Hélio Pimenta, estas famílias participam de cinco Feiras (semanalmente) das nove que são organizadas pela prefeitura Municipal de Rio Branco. São mais de 30 lotes e nestes a Prefeitura de Rio Branco em parceria com o Governo do Estado do Acre garantem escoamento e comercialização de tudo o que é produzido no local.
 A reunião foi um pedido dos moradores para que o Secretário escutasse da comunidade quais os principais problemas enfrentados pelos agricultores e uma possível solução junto a Prefeitura de Rio Branco através da SAFRA. O parlamentar fez questão de acompanhar o secretário, ele sempre fez questão de incentivar a agricultura. Na reunião várias demandas foram colocadas pela comunidade: Segurança, Telefonia pública e a falta de Iluminação Pública são consideradas urgentes. Um ponto importante destacado foi à regularização dos lotes, segundo o Secretário Mário Fadell, com o título das terras nas mãos até a viabilização de créditos será menos burocrático, ele destacou:  “É importante ressaltar que existem regras, e estas tem que ser cumpridas, assim com o título na mão, vocês precisam ficar conscientes do uso das terras, os lotes são de utilização produtiva, isso precisa ficar claro, as terras são de vocês, mas precisa ter a continuidade da produção no local" enfatizou o gestor, esclarecendo sobre a propriedade e o bom uso de suas terras. O vereador Gabriel Forneck, destacou que o local já recebeu melhorias como: Asfalto, energia elétrica, escola nova e agora é hora de avançar, a comunidade precisa se entusiasmar para cuidar dos lotes, segundo o parlamentar a produção é um dos principais projetos do atual governo tanto Municipal como Estadual.
 Como compromisso com a comunidade ele destacou seu empenho em viabilizar uma reunião com órgãos responsáveis pelas demandas discutidas a fim de minimizar os problemas e melhorar ainda mais a qualidade de vida daquela comunidade. “Estarei entrando em contato com a Eletrobrás, a Oi e o comando da Policia Militar para juntos achar meios de minimizar os problemas com a falta de iluminação, segurança e até uma melhor comunicação, incentivando assim os avanços produtivos e até tecnológicos no local”. Para finalizar ele disse ainda que irá intermediar uma conversa com o Basa para viabilização de crédito para o Polo Hélio Pimenta.

Ao término da reunião dona Élida se disse satisfeita com a discussão e as demandas destacadas no encontro.
 “Eu mesmo pedi a vista do secretário, fiquei feliz pela visita do Vereador Gabriel Forneck, ele sempre nos apoiou e espero que depois desse encontro venha mais vezes acompanhar nosso trabalho aqui no Polo. Até hoje tudo que solicitamos junto a SAFRA fomos atendidos e espero que estas demandas sejam pensadas com carinho, o Secretário e o vereador já fizeram muita coisa pela nossa comunidade, espero que eles continuem nos apoiando”.
Finalizou sorridente a representante dos moradores.  Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na reunião que durou aproximadamente 1hora e 40 minutos.


0 comentários: