sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rio Branco – saúde em pauta

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal se reuniu na manhã desta sexta-feira (14) com o Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, para verificar uma denúncia a respeito da suposta falta de medicamentos em postos médicos na região de Rio Branco. Após a conversa, a equipe composta pelos vereadores Gabriel Forneck (PT), Alysson Bestene (PP) e Alonso Andrade (PSDB), além do Secretário de Articulações Políticas, Marcio Oliveira, acompanhou Leal em uma visita nas dependências da SEMSA.
Durante a reunião o Secretário de Saúde justificou um atraso na distribuição de medicamentos afirmando que as empresas contratadas para suprir o município só fizeram a entrega do material no último dia do prazo, dificultando dessa forma seu repasse no tempo adequado.
Outra questão colocada em pauta diz respeito a certas burocracias no atendimento médico. De acordo com o vereador Alyson Bestene (PP) a demora no agendamento entre consulta e retorno é motivo para muitas reclamações, além disso, a falta de acesso a informações médicas de pessoas atendidas em pólos diferentes daqueles que são cadastradas dificulta a relação médico/paciente.
Para o Oswaldo Leal a solução de parte das dificuldades que o sistema de saúde municipal apresenta pode estar no aproveitamento da Cidade Digital que é uma rede (Intranet) que conecta todas as secretarias, dividindo informações que podem contribuir não só para o agendamento médico como para o acesso ao histórico de pacientes.
Durante a visita de campo os parlamentares puderam conferir o estoque de medicamentos e material hospitalar que divididos em três grandes almoxarifados abastecem doze (12) centros de saúde e cinqüenta e dois (52) PSFs. Segundo Leal além dos 97 medicamentos obrigatórios, o município disponibiliza por volta de 150 remédios a mais que beneficiam não só a população local como também as cidades ciclovizinhas. Ao fim da visita Ana Lúcia Silva, chefe de almoxarifados, apresentou aos presentes uma novidade médica, um novo tipo de curativo, superior em eficácia em relação aos demais. De acordo com ela Rio Branco é uma das cidades pioneiras a fazer uso desse material.

Segundo Gabriel Forneck a visita ao SEMSA mostrou a real situação da saúde pública no município que para ele só tem avançado com o prefeito Angelim. “A saúde em Rio Branco não tem grandes problemas. As questões são mais burocráticas do que questões de gestão”.

Assessoria

0 comentários: