segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Angelim entrega máquinas e equipamentos para cooperativa Transfica

Projeto Estruturação de Empreendimentos Econômicos Solidários segue consolidando grupos de trabalhadores em Rio Branco

Edmilson Ferreira
Foto: Marcos Vicentti

O prefeito Raimundo Angelim entregou na útima sexta-feira, 16, máquinas e equipamentos para a cooperativa Transfica, que reúne 146 trabalhadores da Estrada Transacreana e Pólo Benfica.  Os equipamentos repassados são  dois fogões de 6 bocas com forno,  uma  geladeira Industrial de 4 portas, um processador de alimentos, um desfiador de carne, duas  fritadeiras elétricas, uma  chapa a gás de  80 centímetros, uma  cafeteira de 8 litros, dois freezers horizontal 510 litros, e um cilindro para lavagem de alimentos. “É um trabalho de formiguinha, um trabalho de equipe que vem dando resultados muito importantes”, disse o prefeito.
O termo de cessão foi assinado na presença de produtores familiares, secretários municipais, lideranças comunitárias, o Líder do Prefeito na Câmara de Vereadores, Gabriel Forneck; o deputado federal Sibá Machado; Raimundo de Souza da Silva, presidente do Sindicato dos Extrativistas e Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa); o presidente e a vice-presidente da Transfica, Francisco Pereira Melo e Francisca Crispim, respectivamente. Um café da manhã com os alimentos produzidos pelo grupo de mulheres da Transfica foi servido aos convidados na casa de Francisca Crispim, no KM 6 do Benfica.
A proposta da Transfica, resultado da fusão das cooperativas de trabalhadores da Transacreana e Benfica, é evoluir para um restaurante rural, cujo cardápio será composto exclusivamente por produtos da agricultura familiar, cultivados e criados pelos seus cooperados.

O repasse tem o objetivo de contribuir na consolidação no beneficiamento e processamento da produção familiar rural e só foi possível pelo esforço da  Prefeitura de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta (Safra).  “Com certeza, o benefício é muito grande para esta comunidade”, disse o coordenador municipal de Economia Solidária, Evandro Rosas.

Consolidando processos de produção e comercialização

A aquisição desses equipamentos foi possibilitada pelo  Projeto Estruturação de Empreendimentos Econômicos Solidários e fortalecimento dos canais de comercialização da Economia Solidária e Agricultura Familiar no Município de Rio Branco  com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Gladson Cameli junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).
O Projeto visa a consolidação dos processos de comercialização e produção dos empreendimentos econômicos solidários das zonas urbana e rural do município de Rio Branco, através da estruturação dos empreendimentos e realização de Feiras, possibilitando assim o incremento da produção, a agregação de valor, preparando-os para acessar mercados estratégicos, dentro do contexto local de integração com os países andinos.


Com maquinário, projeção é de renda triplicar

A Transfica foi fundada em 2005 com o objetivo de gerar emprego e renda para a comunidade, especialmente ao melhorar o processo de produção e comercialização. Originou-se a partir da criação de grupos de mulheres pela Coordenadoria Municipal da Mulher de Rio Branco há mais de dez anos.  Em 2009 ocorreu a fusão dos grupos, o que fortaleceu ainda mais seu trabalho. Atualmente fazem parte 146 trabalhadores, do Pólo Agroflorestal Benfica e da Estrada Transacreana.
Hoje, a renda de uma mulher cooperada é de R$430 ao mês. “Com esses equipamentos nossa renda vai para R$1.000,00 pelo menos”, disse Francisca Crispim. “Do ponto de vista das mulheres estamos cumprindo dois objetivos: o enfretamento à miséria e promovendo  sua autonomia”

A Prefeitura de Rio Branco  é uma referência de âmbito nacional no apoio e desenvolvimento de ações que visem o fortalecimento da economia solidária.

O que a Transfica recebeu?

Trata-se de  equipamentos que servirão para dinamizar sua produção, permitindo assim uma maior fluidez no processo produtivo, bem como permitir o incremento no beneficiamento e processamento de alimentos originários da produção hortigranjeiro. “Nunca vi um poder público fazer tanto pelos mais pobres quanto este”, afirmou Francisca Crispim, antiga militante das causas sociais em Rio Branco.
Tal incremento possibilitará a Transfica ser uma referência local, atuar dentro dos padrões exigidos pelo mercado, primando pela prática cooperativa de inclusão, cooperação e auto-gestão, elementos chaves da economia solidária.   Veja a lista do material repassado:

2       Fogões de 6 bocas com forno

1       Geladeira Industrial de 4 portas

1       Processador de alimentos

1       Desfiador de carne

2       Fritadeira elétrica

1       Chapa a gás de  80 cm

1       Cafeteira de 8 litros

2       Freezer horizontal 510 l

1       Cilindro para lavagem de alimentos


DEPOIMENTOS

 
 
“A gente fica orgulhoso. Até dezembro de 2012 vamos procurar fazer mais eventos como este”.
Jorge Fadel, Secretário de Floresta e Agricultura de Rio Branco




 
 
“Essas coisas empolgam a gente. Estou muito satisfeito com esse trabalho”.
Sibá Machado, deputado federal




 
“Fico feliz em participar deste projeto político e ser líder do prefeito Raimundo Angelim na Câmara. É muito bom ver empreeendimento como este acontecendo”.
Gabriel Forneck, vereador, Líder da Prefeitura de Rio Branco



 
 
“Só temos a agradecer pelo esforço que a Prefeitura faz para ajudar os produtores, as famílias”.
Francisco Pereira de Melo, presidente da Transfica

0 comentários: