terça-feira, 26 de abril de 2011

Gabriel Forneck: líder de pouca idade com experiência de veterano

Da militância do PT para os desafios de conduzir os projetos da prefeitura na Câmara

O vereador Gabriel Cunha Forneck (PT) pode ser considerado como um dos líderes mais novos do país a enfrentar o desafio de defender o plano de gestão de uma prefeitura no Legislativo. Aos 27 anos de idade, Gabriel conduz o trabalho político que assumiu aos 24 e detém o respeito e admiração dos colegas de parlamento.

Ele é casado com Andréia Oliveira e pai de três filhos: Gabriel de 10 anos (enteado), Cauã de quatro anos e Guilherme de dois meses de idade. Gabriel é formado em Ciências Sociais pela Uninorte, e lembra que sua paixão pela política surgiu quando era ainda criança e acompanhava os passos da tia, Nilza Cunha, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Acre.

“Minha mãe e meu papai também integravam a militância do PT, e meu primo, Leonardo Brito, é presidente da Executiva Estadual do partido”, comenta o vereador, ao se referir ao estímulo que recebeu da família para o ingresso na vida política. “Faço parte da militância ativa do meu partido”, acrescenta. Antes de assumir o cargo de vereador, Gabriel Forneck ajudou a fundar vários fóruns estudantis e participou de congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O militante trabalhou na equipe de planejamento do governo de Jorge Viana e participou da elaboração de grandes obras da referida gestão. Já na administração de Raimundo Angelim na prefeitura, Gabriel conduziu durante dois anos os trabalhos da Coordenadoria Municipal da Juventude, onde atendia uma média de cinco mil jovens na área da qualificação profissional.

Segundo ele, a decisão de ser candidato a vereador partir da diretoria do próprio PT e da militância. A agremiação usou como base o programa “Pacto de Gerações”, criado para estimular a formação de novas lideranças. Com o largo histórico no serviço social, Gabriel foi eleito em 2008 com 3.596 votos, tendo sido o 4° mais votado no quadro geral e o 1° na coligação.

Liderança com conhecimento de causa
Um dos critérios da escolha do nome de Gabriel Forneck para assumir a liderança do prefeito na Câmara de Rio Branco foi o conhecimento do parlamentar em relação ao programa de gestão do município e a boa relação que ele mantém tanto com os vereadores da base governista quanto os da oposição.

“Aceitei o desafio sabendo que nem sempre haverá harmonia nos debates do grupo, principalmente com a aproximação da eleição municipal de 2012, que gera discussões tanto internas como externas”, explica o parlamentar.

Ainda de acordo com ele, o maior desafio em sua nova atribuição será a concretização da implantação dos grandes projetos da prefeitura, a exemplo do Plano Diretor, a Regularização Fundiária, os sistemas municipais de cultura, esporte e lazer e a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“Defender o prefeito Angelim é fácil, tendo em vista que se trata de uma pessoa honesta e comprometida com o desenvolvimento social. A prova disso é que mesmo depois da problemática dos ônibus e da enchente que castiga Rio Branco, ele se mantém com 42% de aprovação entre as comunidades”.

0 comentários: